Novidade não é que a atual administração passa por fiascos em cima de fiascos. Basta você parar para observar os mais variados setores de serviços do município (saúde, educação, esporte, cultura, ação social e muitos outros) e você vai reparar facilmente o sucateio, desdém e má formação de quem atua na máquina. Para tanto do post, vamos ressaltar aqui um movimento que tem acontecido rotineiramente na beira mar de Camocim. Periodicamente tem acontecido de forma gratuita aulas de ginástica na orla da cidade na praça do Odus. É algo importante realmente trabalhar de forma a estimular a população a ter hábitos saudáveis, como uma caminhada, corridinha, musculação, entre outros. À primeira vista se você observar só o movimento dos populares que se habilitam a ir se exercitar em si, você irá logo de prima aprovar essa iniciativa do poder municipal. Só que, se você observar outros aspectos também importantes para toda prática esportiva de intensidade como essa, você irá mudar de opinião.Eis as falhas do projeto:
- A formação: Não há profissional formado na área para ministrar os exercícios. A falta de alguém gabaritado na área para conduzir a aula é de extrema importância, tendo em vista, lesões que possam ocorrer durante o exercício pela falta de conhecimento técnico e teórico do que está se passando.
- O apoio: Não há nenhum. Uma pessoa normal que não tem o costume de praticar exercícios regulares leva um tempo para se adaptar, de forma a condicionar seu corpo à forma ideal para a prática de exercícios aeróbicos. E isso é um problema seríssimo já que uma pessoa que resolver participar de uma aula dessas não vai ter condições de acompanhar um ritmo frenético de quem já se exercita a mais de 6 meses ou 1 ano. Os riscos de um desmaio, ou até um ataque cardíaco precoce é eminente. É algo realmente muito amador. Não há um médico para fazer um exame biométrico para analisar as condições físicas e de saúde dos iniciantes, não há um enfermeiro para esse auxílio e nem muito menos uma ambulância sequer caso alguém passe mal.
- As aulas: O "professor" é o único que fica para o repasse dos exercícios e não conta nem com uma equipe em chão para fazer o repasse dos movimentos para que estiver se exercitando errado. Basta olhar um pouquinho mais quando você passar na beira mar nos dias de aeróbica que você vai ver várias pessoas fazendo movimentos desordenados e completamente sem noção, é só observar.
Por fim, a prática de exercícios regulares é ótimo para o corpo e para mente sim. Mas, só se acompanhada de um bom profissional e de estrutura adequada. Ao fazer esse tipo de exercício sem qualquer cuidado, o que poderia ser saudável pode acabar por debilitar ainda mais o corpo e consequentemente a saúde. Mas, claro, enquanto alguém não desmaia ou morre, não tem porque tomar providências, afinal estamos no Brasil, no governo Monica Aguiar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário